![]() |
1962 |
![]() |
2012 |
Em 02 de Março de 1962 a Prefeitura Municipal de Macapá fundava oficialmente o Grupo Escolar Hildemar Maia,o nome era uma homenagem ao advogado paraense Hildemar Pimentel Maia promotor da comarca de Macapá que havia falecido em desatre aéreo. Originalmente chamada de Escola do Elesbão,nome dado ao mesmo bairro(atualmente bairro do trem),era uma casinha de madeira e localizava-se na subida da rua Macacoari s/n. Começou atendendo somente as crianças do bairro e funcionou naquele prédio por 16 anos,porém com o aumento demográfico do bairro e a crescente demanda, a prefeitura teve a necessidade de mudar a escola para um local maior e com melhor estrutura. Assim sendo, na gestão do prefeito Otávio Oliveira em Agosto de 1979 o Grupo Escolar Hildemar Maia passava a atender seus alunos no prédio que conhecemos na Avenida Cônego Domingos Maltez,52-Trem, com uma extrutura física de 06 salas de aula,copa,banheiro e direção. Ainda no ano de 1979 0 decreto municipal 184/79 alterou a nomeclatura de Grupo Escolar para Escola de Primeiro Grau e posteriormente Escola Municipal de Ensino Fundamental. No período entre 1983/1985,durante a gestão do prefeito Murilo Agostinho Pinheiro a escola passou por uma ampliação sendo construído seu segundo bloco de salas de aula,bloco administrativo e novos banheiros e no ano de 1992 foi construída sua quadra poliesportiva.
Curiosidades:
- Na década de 80 a EMEF Hildemar Maia promovia anualmente sua mostra pedagógica que apresentava para a comunidade todos os trabalhos produzidos pelos alunos.
- O Baile das Flores que acontecia na sede do Trem Desportivo Clube escolhia a representante da escola para concorrer ao Rainha Estundantil.
- O uniforme da escola já foi azul escuro com detalhes em branco,bege com os detalhes em vinho e atualmente obedecendo a padronização da Prefeitura Municipal de Macapá ele é branco com detalhes em azul claro.
Fonte:Acervo EMEF Hildemar Maia.
porta-retrato-ap.blogspot.com(foto do prédio antigo da escola).
Nenhum comentário:
Postar um comentário