quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SPHM,4º DIA

EMEF HILDEMAR MAIA,ESCOLA INCLUSIVA
SEMANA PEDAGÓGICA 2014
HISTORY BOARD - 4º DIA







quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SPHM,3º DIA

EMEF HILDEMAR MAIA,ESCOLA INCLUSIVA
SEMANA PEDAGÓGICA 2014
HISTORY BOARD - 3º DIA















terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SPHM,2º DIA

EMEF HILDEMAR MAIA,ESCOLA INCLUSIVA
SEMANA PEDAGÓGICA 2014
HISTORY BOARD - 2º DIA










segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SPHM,1º DIA

EMEF HILDEMAR MAIA,ESCOLA INCLUSIVA
SEMANA PEDAGÓGICA  2014
HISTORY BOARD - 1º DIA






segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MACAPÁ,256 ANOS DE HISTÓRIA



 Igreja de São José com Coreto.
Foto de 1935
Acervo Edgar Rodrigues



Fundação da Cidade de Macapá
Assegurado aos portugueses o domínio sobre as terras situadas entre os rios Amazonas e Oiapoque, os mesmos voltaram a se estabelecer na região, em 1738, posicionando em Macapá um destacamento militar.
O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ficou incumbido de implementar o povoamento da região Amazônica. Assumiu o governo do Estado do Maranhão e Grão-Pará, em 24 de setembro de 1751, e já em dezembro organizava uma expedição a Macapá, sob o comando do sargendo-mor João Batista do Livramento, constituída de soldados, e, principalmente, de colonos da Ilha dos Açôres. Foram recepcionados pelo comandante da guarnição, Manoel Pereira de Abreu e Padre Miguel Angelo de Morais que estavam em conflito, porque o militar negava-se em atender os pedidos e solicitações dos sacerdotes, inclusive de alimentação.
O povoado rapidamente progredia, mas a insalubridade do local tornava-se um grave problema a ser enfrentado pelos colonos. Em 1752, uma epidemia de cólera grassou em Macapá. A notícia chegou a Belém, e em 7 de março desse mesmo ano, inesperadamente Mendonça Furtado aportou na povoação, trazendo o único remédio que havia na Capitania e medicamentos, conseguindo controlar a moléstia. Mendonça Furtado, no início de fevereiro de 1758, novamente aportou em Macapá com numerosa comitiva. Estava em missão de marcação de fronteiras da Colônia com as terras pertencentes à Espanha, na região Amazônica, definida pelo Tratado de Madri, assinado em 1750. Veio para elevar o povoado à categoria de vila. No dia 2 de fevereiro, começou com as providências criando a Câmara Municipal e empossando os vereadores Domingos Pereira Cardoso, Feliciano de Souza Betancort, Francisco Espíntoda de Betancort, Antônio da Cunha Davel, Thomé Francisco de Bentacort e Simão Caetano Leivo.
No transcurso de uma solenidade, no dia 4 de fevereiro, Mendonça Furtado mudou a categoria administrativa do povoado de Macapá, elevando-o à condição de vila com a denominação de Vila de São José de Macapá. 

Fonte: www.ap.gov.br

DATAS HISTÓRICAS DE FEVEREIRO















HISTÓRIA DO AMAPÁ
DIA 02- Há 62 anos era fundada em Macapá a APA (Associação dos Professores do Amapá),embrião do SINSEPEAP.(1952)
DIA 04- 25 anos de fundação do Centro de Valorização da Vida Bezerra de Menezes (Vivabem), sociedade espírita assistencial-filantrópica.(1989)
              2004,Lançamento do Plano Diretor de Macapá, que foi instituido em 20 de janeiro, através da Lei Complementar nº 26/2004 PMM. O plano foi elaborado por técnicos da Prefeitura de Macapá e do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e aprovado por unanimidade na Camara de Vereadores.
DIA 05- Falece em Belém, de câncer de mama, a educadora Graziela Reis de Souza, que atuava na educação do Amapá desde sua criação.(1980)
DIA 06- O deputado federal Lister Caldas apresenta à mesa da Câmara um projeto de lei que modifica o nome Amapá para Coaracy Nunes ao então Território Federal do Amapá. O parlamentar justifica, lembrando dos serviços que Coaracy prestou, em vida, à Amazônia e ao Brasil, como representante da população amapaense na Câmara Federal.(1958)
DIA 07- Uma peste dizima quase que totalmente Mazagão. Sobrando apenas 150 pessoas na cidade. O prédio da igreja católica serve de enfermaria.(1842)
            O Dr. Marcelo Candia inaugura o Hospital Escola São Camilo e São Luis. (1969)
DIA 14- O desembargador Paschoal Abranches de Madeira Fernandes instala na vila de São José de Macapá o Poder Legislativo, composto de três cidadãos escolhidos entre a nobreza local,constituída de proprietários agrários, nomeando-os vereadores.(1758)
DIA 15- O padre Júlio Maria Lombardi funda, em Macapá, o primeiro cinema da cidade: Cine Olímpia. (1918)
DIA 17- O decreto nº 08 (1944) cria a Guarda Territorial do Amapá, em obediência do Decreto-Lei nº 5.839, de 21 de setembro de 1943.
DIA 20- A Lei Estadual nº 0811, é criada a Escola de Administração Publica do Amapá – EAP(2004). A lei foi regulamentada pelo decreto nº 0998, de 1º de fevereiro de 2005. Existia, antes, como Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Ceforh), desde 23 de dezembro de 1996, para coordenar e executar a política de formação e desenvolvimento dos servidores do Estado.
DIA 22- Pedro da Silva Tavares, mestre em Artes Marciais, funda em Macapá a primeira academia de Kung-Fu, denominada de Academia Sérgio Baubil.(1984)

Fonte:edgar-rodrigues.blogspot.com