quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA MUNDIAL DO TRABALHO


A ORIGEM DA DATA:

              O dia do trabalho é comemorado no dia primeiro de maio em uma grande maioria de países e esta data foi escolhida em homenagem a greve geral acontecida em Chicago no dia primeiro de maio de 1886.
              Neste dia, milhares de trabalhadores saíram às ruas para protestar (já naquela época) contra as condições desumanas de trabalho, e também para requerer a redução da jornada de trabalho que era até então de 13 horas diárias, para serem reduzidas para apenas 8 horas diárias.
Durante esta manifestação, os trabalhadores foram reprimidos com violência e o confronto com a polícia foi inevitável tendo um saldo centenas de feridos e dezenas de mortos. O episódio teve repercussão mundial e sob pressão da imprensa estrangeira e da ONU o governo americano viu-se obrigado a atender as reinvidicações dos trabalhistas e para homenagear os operários mortos no momento em que apenas brigavam por seus direitos, e também para lembrar tudo o que significou para a classe este tenebroso acontecimento, ficando como exemplo para o mundo todo, passando a ser lembrado todos os anos no dia primeiro de maio como o dia do Trabalhador.
              Nos dias atuais o trabalhador brasileiro teve algumas conquistas significativas,porém,ainda muito distante do que se possa chamar de justiça social. O governo protela em criar mecanismos que possibilitem a gigantesca massa de trabalhadores assalariados terem sua mão de obra e sua dedicação a nação reconhecidos. A classe empresarial por sua vez, limita-se a visão capitalista do mundo globalizado,esquecendo-se que por trás de cada máquina e de cada prédio existem mais que operários,existem seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário